Para quem não conhece, a mecatrônica é a sinergia entre eletrônica e mecânica possibilitando comandos remotos para exploração, combate, defesa, salvamentos, viagens espaciais, automação, serviços e muito mais.
No campo da medicina a mecatrônica vem sendo explorada como nunca, principalmente para criação de exosqueletos, que por sua vez são vestimentas ou armaduras providas de mecanismos de impulsão elétrico ou hidráulico que amplificam a força do ser humano em seus movimentos.
No Brasil e no mundo o Dr. Miguel Nicoléllis, considerado um dos maiores cientistas do mundo é pioneiro na questão do desenvolvimento dos exosqueletos, utilizando a plataforma da mecatrônica como base ele pretende utilizar a neurociência para criar o exosqueleto perfeito através de uma interface homem máquina ou seja, um equipamento mecatrônico capaz de receber comandos do cérebro humano gerando movimentos para um tetraplégico ou idoso com restrições de movimento.
Para quem pretende iniciar na profissão a dica e fazer no SENAI, escola técnica em nível nacional e que oferece cursos de mecatrônica e direcionam seus alunos a diversos estágios nas mais diversas empresas do segmento.
0 comentários:
Postar um comentário