Porem os sensores infravermelho ativo (IVA) são utilizados para diversos outros sistemas como cancelas, portões automáticos, automação, entre outros, Seguem o mesmo padrão ou seja, é feita detecção de pessoas e objetos que traspassem o seu feixe, enviando assim um comando via relés de contato seco que podem ser normalmente aberto ou fechado.
O princípio de funcionamento dos sensores infravermelho ativo é através de um feixe emitido pelo transmissor que é sincronizado pelo receptor formando uma barreira invisível, estas barreiras podem ser em feixe simples, duplos, tripos ou mais e podem alcançar uma distância de até 500 metros de acordo com o modelo do sensor.
![]() |
Indicados para locais onde a cerca elétrica não atende EX: áreas de portões |
São utilizados como opção em substituição à cerca elétrica em locais que não possibilitem ou impeçam a instalação como muros baixos (2,20 mts) ou divisas com escolas, atendem muito bem e possuem baixo índice de disparos falsos.
Sua instalação é razoavelmente fácil, basta uma alimentação de 8 a 24 volts seguindo sua polaridade (negativa e positiva), para sincronizar também é fácil, a maioria dos sensores possuem led indicador de sincronismo que quanto mais lento ou apagado o ajuste está ideal.
Principais aplicações de sensor infravermelho ativo
- Proteção de perímetros em muros, janelas e gradis
- Anti abalroamento de portões (detecta veículos parados na área do portão)
- Abertura e fechamento de cancelas automáticas
- Processos de automação industrial (como detectar altura de objeto)
Os sensores infravermelho ativo possibilitam um ajuste fino de sensibilidade através de um trimpot alocado na placa do transmissor, este ajuste deve ser feito considerando aspectos locais, como incidência de pássaros, sempre instale sensores numa posição perpendicular ao muro evitando assim disparos com gatos, que adoram muros.
Esquema de ligação IVA - Clique para ampliar
0 comentários:
Postar um comentário