Um dos mais temidos distúrbios para técnicos em telefonia é a bendita interferência de radio ou radiofonia mais comumente conhecido, nada pior que terminar uma instalação de PABX ou Interfone e se deparar com ruídos estranhos e uma sintonia de radio.
Notoriamente alguns fatores contribuem e potencializam essas interferências, são erros técnicos primários que devem ser levados em consideração.
Erros mais comuns em telefonia
- Cabos e fios de baixa qualidade ou fora de especificação
- Excesso de emendas e/ou conexões mal feitas
- Fios juntamente ou mesma tubulação de elétrica
- Tubulação subterrânea com infiltração e umidade
- Falta de padrão no uso de polaridades
- Falha ou ausência de aterramento nos equipamentos e cabos
- Instalação de centrais próximo à fontes geradoras de EMI
No entanto alguns fatores fogem do comando e estão alheios aos melhores técnicos e normas estipuladas pelos fabricantes, a radiofrequencia esta em toda parte em forma de IONS, eletromagnetismo e energia estática, mesmo o profissional se resguardando de todas possibilidades a bendita interferência acontece.
EMI IRRADIADA: Gerada principalmente por equipamentos sem fio como antenas de celular, radio, tvs, alta tensão, descargas atmosféricas, estáticas, etc.
EMI CONDUZIDA: Gerada por equipamentos eletroeletrônicos e conduzidos por cabos à central como: motores induzidos, transformadores, fechaduras eletromagnéticas, lâmpadas com reatores, entre outros.
PRINCIPAIS EMISSORES DE RADIOFREQUÊNCIA
Para casos mais crônicos o indicado é aplicação de filtros RF, fazer uma malha de aterramento exclusiva e aplicação de capacitores de desvio, alguns casos verificados é a simples mas eficiente mudança de local da central de telefonia.
0 comentários:
Postar um comentário